top of page

Como saber se um cartucho de impressora está queimado

Se algum cartucho da sua impressora insiste em não funcionar, pode ser que ele esteja queimado. Em alguns casos, pode ser que seja apenas uma falha no reconhecimento do cartucho. Mas se o problema permanecer é preciso ter certeza se ele está queimado, o que pode evitar desperdício e uma compra desnecessária. Para isso, veja algumas dicas que o MESTRE CARTUCHOS E INFORMÁTICA preparou.

Descubra se o cartucho está realmente queimado

Antes de fazer qualquer coisa, certifique-se de que os cartuchos foram instalados corretamente e que eles são compatíveis com o equipamento. Para fazer isso, consulte no manual da impressora ou no site da fabricante, e confira a identificação dele. Se for confirmado que o cartucho que está sendo utilizado é o correto, será necessário fazer alguns procedimentos para verificar se ele está queimado.

Como não é possível identificar se um cartucho está ou não queimado apenas olhando para ele, a primeira coisa a ser feita é colocá-lo na impressora e observar como ela reage, e se reconhece o cartucho. Caso não reconheça, para verificar se todos os cartuchos estão limpos e encaixados corretamente, faça os procedimentos de inspeção e limpeza. Depois, teste novamente. Se mesmo depois desses procedimentos a impressora continuar não reconhecendo o cartucho, é quase certo que ele está queimado.

Retire o cartucho da impressora (Foto: Divulgação/HP)

Em último caso, experimente também desinstalar e instalar novamente o software da impressora usando o disco de instalação que acompanha o produto ou baixando no site do fabricante.

Antes de decretar o fim do cartucho, experimente colocá-lo em uma outra impressora que seja compatível com ele (lembre-se de consultar o manual da impressora para ter certeza). Caso ele seja reconhecido e funcione, então o problema não está nele e sim na impressora.

Até o momento, todos os testes realizados são baseados na eliminação das possíveis causas do não funcionamento do cartucho. Porém, existe uma forma mais direta de avaliar se ele está mesmo queimado: usando um testador de cartuchos. Um testador de cartuchos é um aparelho de baixo custo e muito simples de usar. Existem diversos modelos no mercado e normalmente existe um para cada série de cartucho.

testador de cartuchos

Para usar essa abordagem é necessário comprar um aparelho ou usar o de alguém que já tenha. Para segunda alternativa, você pode recorrer a alguma empresa que faça reciclagem de cartuchos. Mas lembre-se, use apenas um testador compatível com o cartucho a ser avaliado.

Para usar o aparelho você só precisa encaixar o cartucho no local indicado e observar se todas as luzes acendem. Se isso acontecer, o cartucho está com o circuito eletrônico em perfeito estado. Se apenas algumas luzes acenderem, o cartucho estará parcialmente queimado. Dependendo do modelo do testador, a partir de uma determinada quantidade de luzes que não acendem (verifique no manual), é recomendável não utilizar o cartucho.

Depois de confirmar que o cartucho está realmente queimado, só resta substituí-lo por um novo.

MESTRE CARTUCHOS E INFORMÁTICA, sempre trazendo as novidades mais atuais na área de tecnologia para voce!

Posts Em Destaque
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page